quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMO PERDER PESO SEM SOFRIMENTO


Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia, o objetivo de muita gente.  Sem dúvida alguma, as pessoas magras têm menos doenças e vivem mais tempo dos que as que têm excesso de peso.  As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre.  Por isso, emagrecer de maneira natural é uma boa alternativa.
As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos, desde a retirada brusca da dieta de alguns nutrientes importantes como proteínas, carboidratos, gorduras, ou até mesmo substituindo uma refeição completa pelos "insanos" shakes. Felizmente, emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou os padrões absurdos da alimentação.  Com uma dieta equilibrada de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar, a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.

Obs.: Quem estiver seguindo qualquer tratamento deve consultar o médico antes de iniciar uma dieta.

Para algumas pessoas, a mudança para uma dieta de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares.  Para outras, significa uma mudança radical no estilo de vida, para que os resultados sejam permanentes.  Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento da vitalidade e a significante perda de peso constituem um importante incentivo para insistir, mesmo que de vez em quando ocorram deslizes ocasionais.

Essa dieta natural  para emagrecer é baseada nos mesmos alimentos que constituem qualquer dieta saudável: frutas, saladas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e pequenas quantidades de peixe, carnes magras e produtos lácteos, e as famosas oleaginosas. 
A dieta média diária de muitas pessoas contem cerca de 100g de açúcar e igual quantidade de gordura - bem mais que o necessário.  Cortando essas quantidades pela metade, não se exclui nenhum nutriente essencial - desde que o resto da dieta seja equilibrado -, mas evitam-se 650 calorias por dia, ou seja, mais ou menos 450g de peso a cada cinco dias.  Pode-se mesmo cortar todo o açúcar adicional sem perder nutrientes.  Mas ninguém deve tentar eliminar toda a gordura, porque ela "transporta" os ácidos graxos essenciais e as vitaminas A e D.  Mas comendo apenas metade das gorduras, as que restarem serão suficientes, desde que se obtenha vitamina D da luz solar.
Não tenha receio das comidas que engordam, como pão, massa, arroz e batatas (cuidando para ter-se apenas um ítem em cada refeição): elas têm um baixo teor de gordura e, como "enchem", reduzem as probabilidades de se completar a refeição com outros ítens pouco saudáveis, como a fritura, por exemplo.
Coma muitas frutas frescas e vegetais.  Eles possuem poucas calorias e são ricos em nutrientes.  Incluindo qualquer coisa fresca em cada refeição, sobrará menos espaço para doces e alimentos gordos.  Haverá mais vitaminas e minerais, que evitam aquela sensação de enfraquecimento que leva tantas pessoas a desistir antes que a dieta dê resultados.
Os molhos e maioneses são verdadeiras armadilhas para quem quer emagrecer comendo saladas.  Apenas duas colheres de sopa podem significar até 250 calorias.  Por isso, opte por temperos com pouca gordura.  O iogurte natural magro é um excelente substituto.  Pode-se usar nas saladas, ervas aromáticas, pimenta, mostarda, gengibre e molho de tomate.
Coma carne vermelha só de vez em quando - mesmo a carne vermelha magra tem cerca de 10% de gordura - e prefira frango, perú, peixe e até mesmo carne de porco magra.  Não frite os alimentos, opte por cozer, escaldar, grelhar, assar em forno, adicionando uma pequena quantidade de óleo.
As bebidas podem ser outro inimigo de quem quer emagrecer - o alcool e as bebidas geladas com açúcar, em particular, são as chamadas "calorias vazias" - engordam sem acrescentar nenhum nutriente.
Meio litro de cerveja contém cerca de 200 calorias.  Uma lata de refrigerante, cerca de 120.  É preferível evitar o alcool completamente e beber água mineral ou sucos vegetais frescos, como cenoura e tomate.

Gráfico de Dieta - Exemplo:
Há muitas maneiras de planejar uma dieta diária e ainda deixar lugar para a variedade

Café da Manhã
30 g de cereal integral (por exemplo granola não adoçada)..............100 calorias
300 mL de leite desnatado ou 200 mL de leite semidesnatado.........100 calorias
200 g de fruta fresca (1 fatia média de mamão e 1 maçã) ou
1 banana nanica média................................................................85 calorias
ou
2 fatias pequenas de pão integral ou torrada...................................20 calorias
1 colher de chá de manteiga ou margarina ou requeijão...................70 calorias
30 g de mel ou 60 g de geléia ou 1 ovo cozido................................80 calorias
ou
225 g de iogurte simples magro
175 g de fruta fresca ou 1 banana pequena.....................................75 calorias
15 g de germe de trigo e 2 colheres (chá) de farelo (opcional)...........45 calorias

Salada/Refeição de Vegetais
Até 450 g de vegetais ou saladas, incluindo não mais que 30 g de abacate, ou ervilhas ou milho verde cozido, ou castanhas, ou maçã...........................................................................................120 calorias
2 colheres de chá de azeite............................................................90 calorias
Suco de limão, ervas aromáticas, vinagre, molho de soja, mostarda para dar sabor - insignificante
2 fatias grandes de pão integral ou 200 g de batatas cozidas..............180 calorias
60 g de requeijão ou 7 g (1 colher de chá) de manteiga ou margarina...55 calorias

Refeição Quente
Prato principal com uma quantidade ilimitada de vegetais verdes, com 60 g (2 colheres de sopa) de massa, ou 1 concha rasa de feijão com 2 colheres de sopa de arroz integral, ou 2 ovos grandes, ou 225 g de batatas, ou 175 g de frango ou perú, ou 115 g de carne magra grelhada, ou 225 g de peixe cozido......................................................260 calorias
Sobremesa de fruta (maçã, banana assada, iogurte de fruta ou 2 damascos).120 calorias

Entre as refeições
Vegetais frescos sem limite, tais como aipo, cenouras, pepino, couve-flor..insignificante
1 fruta fresca (exceto a banana)......................................................40 calorias
Qualquer sobra das doses recomendadas (verificar acima)

Bebidas
300 mL de leite desnatado ou 200 mL de leite semidesnatado...........100 calorias

Infusões, chá ou café (cuidado com o açúcar e as quantidades tomadas), água mineral, sucos naturais de vegetais e frutas sem açúcar.
Esse exemplo de dieta é apenas para servir de guia para as suas refeições diárias. É evidente que varia de pessoa para pessoa, pois tem a ver com o seu dia a dia, seu trabalho, suas atividades, enfim, cada pessoa tem suas peculiaridades.  O importante é saber que é necessário e imprescindível que se tenha, pelo menos meia hora para fazer cada refeição, evitando outra atividade como ver TV ou ler jornais e revistas.  A mastigação deverá ser lenta para realmente degustar o alimento e imaginar o seu benefício e o seu percurso no organismo.  Parece bobagem, nos dias de hoje que ninguém acha tempo para nada...mas não é não! Procure um tempo, que voce acha.  Só assim sentirá os benefícios de uma boa qualidade alimentar e uma boa absorção dos nutrientes.
Faça exercícios sempre que puder e seja feliz!

Fonte:
Dicionário de Medicina Natural - Reader's Digest
Dietas Balanceadas - Silvia Rezende Chaloub

Um comentário:

  1. Parece que escreveu para mim. Estava precisando "ouvir"isso. Continue assim, recheando nossos dias com dicas sobre alimentação e bem estar. Adoro seu blog.

    Sua fã número 1 - Carol

    ResponderExcluir