quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sobre a Celulite


O termo "celulite" foi utilizado por médicos franceses para o que acreditavam ser uma forma de gordura que se acumula, principalmente no corpo das mulheres, localizada nas coxas, nádegas, braços e no abdome, que adquirem uma aparência áspera e com pequenas depressões.  Ela afeta sobretudo as mulheres - mesmo as mais magras -, especialmente durante a fase adulta, e é difícil de eliminar.
Profissionais de saúde e de beleza acreditam que a causa seja uma concentração de toxinas nos tecidos do corpo, que cria bolsas de água, gordura e impurezas, causando distúrbios da circulação.  Essa teoria é controversa e muitos médicos não acreditam que a celulite seja uma forma especial de gordura, não reconhecendo-a, em alguns casos, como uma situação de âmbito médico.
Certos estudos revelam que a prisão de ventre, a deficiência do sistema linfático, a má circulação e o mau funcionamento dos rins e fígado são comuns em mulheres com tendência para a celulite.
Especialistas em estética e em nutrição acreditam que a causa subjacente possa ser a alimentação típica dos tempos atuais, que inclui muito amido, gorduras, proteínas, sódio e açúcares em excesso.  
A receita mais viável é uma dieta com abundância em vegetais frescos e crus, combinada com exercícios físicos, que devem ser praticados 3 vezes por semana durante 30 minutos, para melhorar a circulação e a condição física de um modo geral.  Massagens localizadas com cremes, sauna ou duchas alternadamente quentes e frias sobre as coxas e os quadris, também são recomendadas.

Métodos Naturais


DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA EVITAR A CELULITE
 Dra. Mariana Ferri d'Avila - Nutricionista¹
· Para prevenir ou diminuir o aparecimento de Celulite, é necessário fazer uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas, verduras e legumes, além de diminuir o consumo de chá preto, mate, café e álcool. 
· Tenha cuidado ao consumir substâncias alimentares retentoras de líquido, como o sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e enlatados, molhos como shoyo e inglês.
· A lactose (açúcar do leite) também pode estar relacionada com a celulite, devendo ser consumida com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam menor teor de lactose.  
· Os carboidratos, de preferência integrais (arroz, pão, macarrão, cereal sem açúcar), têm ação termogênica, ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam a diminuir os estoques de gordura corporal.
· Mastigue bem os alimentos. Isso ajuda a comer menores quantidades além de favorecer a digestão. 
· Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.
· Deve-se beber no mínimo 35ml de água x peso em kg por dia para hidratar o corpo. Isso ajuda na eliminação de toxinas e no tratamento da celulite. 
· Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo , aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, alcatra, músculo, coxão mole, coxão duro e filé mignon.
· Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
· Consuma alimentos sem açúcar refinado. Exemplos: pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. 
· No jantar, varie os vegetais da salada, que pode ser substituída por uma sopa de legumes. Além disso, de noite troque o frango por atum, peito de peru, ovo cozido ou tofu (queijo de soja). 

ESTES ITENS TÊM AÇÕES SIGNIFICATIVAS CONTRA A CELULITE

Água: Ajuda na eliminação de toxinas, diminuindo processos inflamatórios e mantém uma boa hidratação da pele.
Água de côco: Rica em potássio, ajuda na circulação e diminui retenção hídrica.
Algas: Fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.
Arroz integral: Contém fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e cromo, que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
Aveia: Rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação de celulite.  
Azeite de oliva: Tem ação antiinflamatória e ajuda a diminuir a formação de celulite. Deve-se consumir 1 colher de sopa por dia.
Castanha-do-pará: Rica em selênio, um antioxidante contra o envelhecimento das células.
Folhas verde-escuras: Fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
Lactobacilos: Além de  favorecer o funcionamento do intestino e de melhorar o sistema imunológico, ajudam a desintoxicar e diminuir a retenção de líquidos.
Lima-da-pérsia: Melhora o funcionamento do sistema linfático e desintoxica o fígado.
Maçã: Fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
Melancia: Rica em água, vitaminas e minerais, estimula a circulação, ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo.
Quinoa: É o alimento completo. Se consumir 1 colher de sopa por dia, ajuda a diminuir em até 30% o aspecto visual das celulite.
Limão: Diz-se que é benéfico fazer uso de 2 a 3 limões por dia, usado para temperar saladas e legumes ralados crus, como pepino, beterraba, cenoura, nabo, aipo, etc. 



1- Dra. Mariana Ferri d'Avila - Nutricionista - CRN3 23786
 e-mail: contato@marianaferridavila.com.br  - www.marianaferridavila.com.br

Fonte: MEDICINA NATURAL - Reader's Digest






2 comentários:

  1. Ahã tinha certeza que aparecia em mulheres magras, como eu, ahahahahhaha. Muito bom! Adorei!! Fazia tempo que não postava, não esquece da gente, precisamos das suas dicas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos sempre aqui. Um grande abraço e continue nos acompanhando e fazendo sua dieta diária à base de muitas verduras, frutas e legumes...e o que é melhor exercite-se, o corpo e a mente.

      Excluir