terça-feira, 6 de março de 2012

A Importância da SOJA na alimentação




A soja é um dos mais antigos produtos agrícolas que o homem conhece, e também quantos benefícios ela trouxe ao nosso País, em termos econômicos culturais e até populacionais.  Com o tempo e a evolução das economias regionais foram descobertos as inúmeras utilizações da soja.  Descobriu-se que a soja pode ser usada para a fabricação de tintas, vernizes, resinas, produtos farmacêuticos, essências, cosméticos e comestíveis.  Por ser um alimento completo, a soja, contribui perfeitamente com a redução dos índices de mortalidade por desnutrição.  Seu alto teor de ferro é ótimo para combater anemia, e, ainda, possui várias vantagens sobre a carne, tais como: não excita os centros nervosos e não aumenta a pressão sanguinea, além de ser utilizada em dietas restritivas e nos tratamentos que retardam o processo de envelhecimento.  Saiba que um quilo de soja possui a quantidade de proteínas suficiente para nutrir um adulto por uma semana.
Muitas pessoas não apreciam muito o sabor da soja, acham-na um pouco amarga.  Mas, aprendendo o modo correto de prepará-la e pensando nos benefícios que ela traz, certamente mudará seu ponto de vista.
De todas as substâncias necessárias ao desenvolvimento e manutenção do organismo humano - para as quais existem recomendações de ingestão diária - a soja contribui com proteínas e gorduras (energias); nove vitaminas essenciais e quatro minerais.
Uma tabela que estabeleça a recomendação de ingestão de nutrientes para homens e mulheres de 23 a 50 anos e de crianças de 7 a 10 anos, indicaria que a quantidade de 100 gramas de soja seria o suficiente para atender 75% das necessidades de proteínas para o homem, 95% para mulheres e 125% para crianças.
A mesma proporção de grãos, contribuiria com 100% das carências de tiamina (ou a Vitamina B1 que tem as seguintes funções no organismo: Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coraçãoAuxilia as células no metabolismo da glicose) para a mulher, 75% para o homem e 85% para criança.  Todavia, a importância da soja para a alimentação é mais do que isso, levando-se em conta a qualidade biológica das suas proteínas.
 As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. A soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio...) e vitaminas do complexo B.
São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas.


Veja como ela pode agir em nosso corpo:

  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.Os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL-colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose.Pesquisas da American Heart Association - AHA (Associação Americana do Coração) têm demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduzem as taxas de LDL-colesterol.
    Pacientes acompanhados durante quatro semanas por médicos da AHA e que tiveram a adição de proteínas da soja nas suas dietas - sem outra alteração - apresentaram uma redução nos níveis de LDL-colesterol em torno de 30%.
    Assim, a introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária (cerca de 20g que equivalem a 50g de grãos) é suficiente para deixar o nosso sangue e coração em forma.
  • Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata. Os grãos de soja contém um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógeno ou hormônio vegetal, que possui uma ação estrogênica moderada, a qual atua na prevenção de cânceres relacionados com o estrogênio. Pesquisas realizadas no Japão, nos Estados Unidos e na Europa têm mostrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja como, por exemplo, o tofu (queijo de soja), missô, natto e tempe (especialidades da cozinha oriental) reduzem os riscos de cânceres de mama e de próstata em 50%. A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão. Para que os tumores aumentem de tamanho, é necessário o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. O bloqueio desse processo é visto como uma maneira potencialmente importante para controlar o câncer. A genisteína inibe a formação desses vasos e, conseqüentemente, o desenvolvimento dos tumores cancerígenos.
  • Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose. Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua ação estrogênica, a genisteína da soja pode auxiliar a manter a estrutura óssea. Exames de densitometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.
  • Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
    O efeito anticarcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).

    As fibras da soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle da diabetes.
    Há evidências de que o consumo de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.


    Observação Importante: Mesmo diante dos benefícios apresentados, devemos sempre evitar o consumo excessivo da soja, pois há relatos de desconforto abdominal em alguns indivíduos, como estufamento, aumento da produção de gases e dores abdominais, entretanto esses sintomas são mais comuns quando os indivíduos apresentam um quadro de disbiose*. Entretanto, em alguns indivíduos não há necessidade nem de excesso do consumo, há indivíduos que possuem dificuldade em digerir a proteína da soja devido a uma reação de hipersensibilidade e por isto não devem ingerir a soja e seus derivados. Portanto, o nutricionista é o profissional capacitado a identificar este tipo de hipersensibilidade e estabelecer a melhor forma de consumo da soja e seus derivados como parte de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.
    *disbiose é a designação dada ao desequilíbrio da flora intestinal, podendo ser considerada como um tipo de "alergia alimentar". 
    .
    Fonte: www.sojadobrasil.com.br
              www.sojamac.com.br/soja-benefícios
              www.cnpso.embrapa.br/producaosoja

Nenhum comentário:

Postar um comentário