segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que fazer para aproveitar melhor os alimentos


ttdesperdicio



O Brasil tem hoje mais obesos do que desnutridos.  A informação faz parte de uma pesquisa do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  A constatação, que pode parecer surpreendente, ainda não foi compreendida por muita gente.  O que a pesquisa revela, na verdade, é que há menos pessoas passando fome, mas certamente mais pessoas comendo mal.


A maioria das pessoas obesas encontradas nas pesquisas do BGE está entre aquelas que se alimentam de forma inadequada.  Resultado dessa constatação, é que as pessoas tendem a ser mais fracas, mais suscetíveis às doenças crônicas, desanimadas, irritadiças, com dificuldade para realizar atividades que dependam de esforço muscular ou cerebral.  Ao contrário de todo esse quadro, um indivíduo nutrido de forma consciente e adequada, adoece com menos frequência, pois o seu organismo está mais protegido e fortalecido.
Atualmente a população consome mais calorias vazias, mais carboidratos, como pães, e carnes mais gordas, que podem custar menos, dar maior sensação de saciedade, mas não nutrem e ainda implicam um excesso de caloria.  Carregam um corpo pesado, debilitado, e com todos os riscos aumentados para as doenças cardiovasculares.
Quando se trata de saúde e alimentação, a desinformação e a prática de maus hábitos alimentares chegam a pesar mais do que o baixo poder aquisitivo.  
O Brasil joga na lata do lixo bilhões de dólares.  Só na agricultura, cerca de 30% de tudo que é produzido não chega à mesa do consumidor.  Água, energia elétrica e gás, além de outros recursos, também são desperdiçados.  É preciso que mudemos a nossa mentalidade, desde o produtor até a dona de casa, evitando o desperdício de alimentos que ocorre na colheita, no transporte, na comercialização, no armazenamento inadequado e no seu preparo.  
Aprender a comprar, ou seja, fazer uma seleção desses alimentos na hora da compra, já é um primeiro passo para evitar o desperdício.  No caso de frutas, legumes e hortaliças prefira sempre os da época, que são mais frescos, escolhendo os mais firmes, sem partes envelhecidas, manchadas, rachadas ou murchas.  Quando adquirir vegetais, não deixe de aproveitar as folhas e talos, pois essas partes contêm grande valor nutritivo, além de serem uma opção para variar os cardápios diários, com refeições nutritivas e de baixo custo.  Por exemplo, quando comprar couve-flor, cenoura e outros como nabo, etc., peça ao vendedor que não retire as folhas.  Elas poderão ser utilizadas em seu cardápio.  As hortaliças devem ser guardadas em sacos plásticos, inteiras, na parte baixa da geladeira.  Compre somente quantidades que serão usadas em um prazo de 3 dias.  Frutas maduras também devem ser conservadas em geladeira.  Quando verdes, mantidas em temperatura ambiente até atingir o amadurecimento desejado.  Guarde-as sempre inteiras para evitar perdas do valor nutritivo.  No caso de suco de frutas ricos em vitamina C, o conselho é que esse suco seja preparado e consumido rapidamente para que não haja perda dessa vitamina por exposição à luz e ao calor.
O cuidado no preparo de frutas e hortaliças também é muito importante.  O ideal é cozinhá-las com casca, de preferência inteiras.  A casca serve como invólucro impedindo que as vitaminas e minerais saiam do alimento e se percam na água do cozimento.  A água em que foram cozidos, pode ser aproveitada no preparo de arroz, macarrão, sopa, etc..  Outro ponto importante é cozinhar os vegetais apenas o tempo suficiente para que fiquem macios, ou, em outra opção o vapor.

32 dicas para você aproveitar os alimentos:
1. Quando for usar de um abacate, deixe a outra metade com caroço.  Isso evita que estrague com rapidez.

2. Não jogue fora talos de agrião, pois eles contêm muitas vitaminas.  Limpe-os, pique-os e refogue-os com temperos como cebola e alho, ovos batidos, e se quiser colocar farinha de mandioca, resultará numa excelente e saborosa farofa.

3. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro, por isso não deixe de aproveitá-las.

4. Os talos de couve, taioba, brócolis, etc., contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão na sopa, etc..

5. Sobras de bolacha não devem ir para o lixo.  Despedace-as e guarde-as em vidro fechado, para usar como cobertura de bolo, massa, tortas, etc..

6. O vinho azedo pode ser usado como vinagre.

7. Se sobrou purê de batatas, faça bolinhos ou use para fazer pão.

8. Folhas de nabo, rabanete e beterraba têm maior concentração de cálcio, fósforo e vitaminas A e C se comparadas à raiz, as quais estamos acostumados a comer.  Pique-as e sirva como salada, refogada ou em conserva.

9. As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.  O mesmo se pode dizer das folhas duras do salsão.

10. Alho é sempre caro.  Evite perdas, transformando-o em pastas.

11. Rale as sobras de queijo e use em molhos e sopas.

12. O caldo das carnes cozidas, devem ser aproveitados como base para diversos molhos como: ao sugo, à bolonhesa, barbecue e outros. 

13. Se for cozinhar batatas para usar durante alguns dias, acrescente uma cebola à água do cozimento para que não escureçam
.
14. Adicione batatas cruas em sopas, ensopados ou molhos que tenham ficados salgados, pois as batatas absorvem o sal
.
15. A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce.  O preparo é igual ao do doce de mamão verde.

16. Para conservar a metade do limão que ainda não foi usada, coloque-a no pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve-a à geladeira.

17. Sementes de abóbora, morangas viram aperitivo bem nutritivo se forem torradas e salpicadas com sal.

18. A uva que sobra na geladeira por mais de 3 dias, poderá ser usada como suco, aproveitando todas as suas partes, que bem coado é um aliado poderoso contra várias enfermidades por ser desintoxicante e diurético.

19. Para se tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecê-lo levemente com água e levá-lo ao forno por alguns minutos.

20. Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por uns 15 minutos e ele ficará mais rijo.

21. Para conservar a salsa fresca, lave-a, deixe secar, corte bem fininho e depois guarde-a em vidro coberta com óleo.

22. Para que o macarrão não grude, regue com um fio de óleo depois de escorrer.

23. Sempre que possível, evite bater os alimentos no liquidificador: use peneira ou amasse-os.

24. Restos de verdura podem ser ótimos suflês.

25. Pão velho torrado no forno serve como farinha de rosca.  Se amolecido, para almôndegas, para dar
"liga" em bolinhos, engrossar recheios de tortas e muito mais...

26. Arroz amanhecido poderá ser usado como farofa, acrescentando cenoura ralada, cheiro verde, temperos da preferência e farinha de mandioca torrada.

27. Fermento fresco não perde sua força se for congelado.  Para isso, mantenha em um recipiente com tampa.

28. Sobras de carnes e aves assadas devem ser desfiadas e usadas para ensopados ou virados.  Se moídas, podem sair ótimos croquetes, pastéis, recheio para tortas ou omelete, saladas, etc..

29. Sobras de peixe ensopado servem para cuscuz, sobras de filés de peixe frito servem para bolinhos ou maionese.

30. Sobras de arroz também podem dar ótimos bolinhos, canjas, risotos ou mexidos com ovos e sopas.

31. Sobras de feijão servem para fazer tutu, tropeiro (se coado), sopa, etc..

32. O leite talhado pode ser aproveitado com açúcar para fazer bolos.

Essas dicas que você observou, valem para alimentos que permaneceram bem conservados e refrigerados.  Sabendo que são produtos já manipulados, deveremos sempre verificar o aspecto visual, assim como o aroma e o sabor. NUNCA deveremos aproveitar alimentos com: Bolor, manchas escurecidas, odor não característico, aparência modificada, etc.  Lembrando sempre que estamos lidando com a nossa saúde, e a geladeira não conserva alimentos prontos por mais de 3 dias, portanto fique atenta com as sobras e os desperdícios.

Fonte: Alimentos Inteligentes - Drª Jocelem Mastrodi Salgado - Pesquisadora e Professora Titular em Nutrição - Esalq - USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário