sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ABACATE e Suas Propriedades

O Abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil.  Pertence à família das Lauráceas, em que se incluem também a canela, o louro o sassafrás etc.  É uma árvore copada e alta, alcançando vinte metros ou mais de altura.
Na Argentina o abacate é conhecido por aguacate, ou palta; no México chamam-no de ahuaca; nos Estados Unidos avocado; na Inglaterra butter-pear; na França persée ou avocat.
O abacateiro está sendo largamente cultivado em virtude da boa apreciação votada ao seu fruto.
Em sua composição encontramos Fibras, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Fósforo, Ferro e Cálcio.  Além de saciar a fome, nutre todo o organismo e pode auxiliar na cura de algumas enfermidades.  Ajuda a combater os males produzidos pelo uso da carne, perturbações digestivas, constipação, flatulência, desordens gástricas, reumatismo, gota, afecções do fígado, da pele, etc.. É também um bom cosmético para a beleza dos cabelos e pele.  As folhas e os brotos do abacateiro são usados, empiricamente, em chás, como diuréticos (para provocar urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação).  Mastigam-se as folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.  Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição, rouquidão, tosse, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário