quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nutrição na adolescência




A Adolescência é a fase que compreende dos 10 aos 19 anos de idade. Caracterizada por um período de transição entre a infância e a fase adulta, essa fase exige uma quantidade de energia necessária ao crescimento e desenvolvimento sadio do adolescente para que este possa desenvolver de forma positiva às alterações físicas e sociais que esta fase proporciona. Desta forma vamos levantar alguns pontos interessantes a se refletir quanto e como melhor nutrir nossos jovens:

Quantidade de Energia
A quantidade de energia (Kcal) irá variar de acordo com a idade, sexo, estatura e com o nível de atividade, podendo este ser classificado como sedentário, ativo, muito ativo ou pouco ativo.

Vitaminas e Minerais
As vitaminas e minerais quando presentes na alimentação de adolescentes desempenham papéis fundamentais no crescimento. Daí a importância das frutas e legumes e de outros alimentos que sejam fontes desses micronutrientes.
Minerais como cálcio, ferro e zinco se relacionam com o crescimento do adolescente.
O cálcio contribui para a formação da estrutura óssea e previne futuras doenças a exemplo da osteoporose.
Os alimentos ricos em ferro previnem o surgimento da anemia em adolescentes.  Ela pode retardar o aprendizado além de provocar fraqueza e diminuir a resistência do sistema imunológico.
O zinco é essencial para o crescimento e amadurecimento sexual.

Proteínas – Atuam na reparação e construção dos tecidos entre outras funções. Ela está diretamente relacionada com o crescimento
.
Vitaminas:
Vitamina A – Crescimento, proteção de olhos e pele;
Vitaminas do Complexo B – Atividade intelectual;
Vitamina E – Hormônios;
Vitamina D – Crescimento dos Ossos;
Vitamina K e Vitamina C – Antioxidante, imunizante e cicatrizante;

Carboidratos e Lipídios – Por atingirem alto valor calórico, fornecem energia para as células e conservam a função protéica.  Importantes para auxiliar no metabolismo e formação e manutenção dos músculos.
.
Uma alimentação pobre em proteínas, minerais e vitaminas aliada a ingestão de alimentos de alto valor calórico e baixo conteúdo energético poderá privar o adolescente de uma nutrição adequada. É necessário os pais estarem atentos às refeições realizadas fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário