sábado, 17 de dezembro de 2011

ABACAXI a melhor fruta nacional

Depois da banana e da laranja, o abacaxi é a melhor fruta nacional.  É uma fruta muito agradável, refrescante, e de aroma delicioso!
Nesta época do ano, em que o verão se inicia, o abacaxi é uma fruta excelente para enfeitar pratos natalinos e acompanhar a carnes típicas da ceia do natal dos brasileiros.
Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical.
O abacaxi é bom para digestão?
Seu alto conteúdo ácido faz com que muitos considerem o abacaxi como indigesto, prejudicial ao estômago ou acidificante.  Muitos utilizam incorretamente e, reclamam da azia e queimação e mesmo aftas associadas à ingestão de abacaxi.  Para certas pessoas essa fruta demosntra-se incovenientemente em razão de certos disturbios pre existentes, sendo, nesses casos, recomendável evitá-la.
O estudo da composição química do abacaxi levou à descoberta de uma potente enzima, a bromelina (assim chamada pelo fato de o abacaxi pertencer à família das bromeliáceas).  Até bem pouco tempo usava-se o suco de abacaxi para "amolecer" carnes.  Esta propriedade deve-se à enzima capaz de desdobrar proteínas em substâncias mais simples como a proteoses e peptonas.  Sugerem-se pelo menos dois efeitos medicinais atribuíveis à bromelina:

1- Ação favorecedora da digestão - com restrição a pacientes com hipercloridria, úlcera gastroduodenal, pirose, etc.. Mas, para pessoas com baixa produção de suco gástrico ou hipocloridria, podem se beneficiar com o uso de suco diluído do abacaxi sem açucar, pelo menos 80mL diluídos em 50% de água, às colheradas, meia hora a dez minutos antes das refeições.

2- Doenças respiratórias produtivas - (em que há a produção de catarro): bronquites, gripes, pneumonias e outras patologias respiratórias acompanhadas de tosse e abundante secreção de muco podem ser tratadas com a bromelina, que favorece a expectoração, pois desdobra as mucoproteínas do catarro.  Existem no mercado xaropes à base de bromelina.

3- Outras indicações - Afecções da garganta; diurético; vermífugo; combate a prisão de ventre; é desobstruente do fígado; combate as inflamações do tubo digestivo e auxilia o intestino usando as fibras; é bom contra as enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra; é muito útil em caso de cálculos renais e vesicais; bom remédio contra o reumatismo; no combate à nefrite, pois é depurativo do sangue.

O abacaxi é rico em potássio, fornecendo também fósforo, cácio e magnésio, entre outros minerais, contém diversas vitaminas do Complexo B.  Apresenta em sua composição vários ácidos de fruta, como o cítrico e o málico, que no metabolismo exercem ação alcalinizante, além de fixar o ferro quando ingeridos da carne, folhosos, feijão, etc..
Graças ao delicioso sabor e ao perfil nutritivo e medicinal que o caracterizam , o abacaxi é um complemento muito importante para a nossa dieta.
   
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário