terça-feira, 10 de julho de 2012

TPM (Tensão Pré-Menstrual): Um problema que aflige milhões de mulheres


TPM

http://www.sabetudo.net/causas-da-tpm.html - ilustração

Apesar do humor da ilustração, levemos a sério esse assunto, motivo de muitas decepções, aborrecimentos, ou falta de esclarecimento presente em todas as relações, pessoais, sociais, de trabalho e conjugais.
Boa parte das mulheres vive um período de grande desconforto e irritação nos dias que antecedem à menstruação.  Se não há como evitar esse período, há uma série de atitudes, a começar pela alimentação, capazes de reduzir e aliviar esses desconfortos. 
Quantas vezes você, mulher, teve a sensação de estar no limite da paciência, podendo "explodir" a qualquer momento por um motivo qualquer.  Quantas vezes você teve a sensação de que toda a energia de seu corpo estivesse se esgotando, dando lugar ao cansaço, à sonolência e à dificuldade de concentração.  Esses e outros sintomas como dores de cabeça, dores na mama, "nas juntas", ganho de peso, a sensação de estar inchada e alterações no apetite são típicas de um problema que aflige milhões de mulheres em todo o mundo nos dias que antecedem a menstruação.  Trata-se da conhecida Tensão Pré-Menstrual, a TPM, que melhora sensivelmente ou desaparece tão logo se inicia a menstruação.
A observação de que as mulheres experimentavam maior incidência de cefaleia (dor de cabeça), queixas somáticas (dores no corpo) e aumento da tensão no período pré-menstrual remonta aos tempos de Hipócrates e da escola da Grécia antiga.  Modernamente, as primeiras descrições do problema apareceram em 1931, época em que se observou que mulheres, na última fase do ciclo menstrual, experimentavam tensão emocional e desconforto físico.
Estudos recentes mostram que 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual e, em 52% delas, os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo. Portanto, é um mal que atinge grande parte da população feminina.
Dados mostram, também, que cerca de 5 a 10% das vítimas enfrentam quadros severos de dores de cabeça e depressão que as obrigam a se afastar do trabalho e do convívio social, podendo, inclusive, acarretar problemas emocionais também no relacionamento conjugal.  Nos casos mais sérios, a doença pode até mesmo levá-las a cometer suicídio.

Quais as principais causas da TPM
Muitos estudos vêm relacionando as principais causas da TPM ao próprio metabolismo de cada mulher aliado às mudanças hormonais a que cada uma está sujeita nessa fase.  As alterações hormonais provocam uma retenção maior de líquidos pelo corpo levando à sensação de inchaço.  Esse edema está presente em todos os órgãos femininos neste período, afetando em muito a função cerebral, devido ao acúmulo de líquidos no tecido neural.  Esse fato provoca alteração do estado emocional tornando a mulher irritadiça, mal-humorada, inquieta e ansiosa.  Todo esse quadro é geralmente percebido pelas pessoas que a cercam.
Esse edema é responsável também pelas dores nas mamas, dores musculares e abdominais, inchaço das mãos e dos pés e alterações no apetite, como um consumo maior de carboidratos, por exemplo. Muitas mulheres nessa fase sentem uma vontade irresistível de comer chocolates e guloseimas, o que só piora o quadro geral, levando a um aumento de peso e dos líquidos corpóreos.

Critérios para diagnosticar a TPM
Apesar de 80% da população geral feminina apresentar sintomas pré-menstruais, apenas 8% costumam satisfazer os critérios de diagnóstico para a Síndrome Pré-Menstrual, conforme a listagem abaixo.
A mulher deve apresentar por 2 ou 3 ciclos menstruais seguidos, 5 ou mais sintomas da lista abaixo na última semana do ciclo, devendo tais sintomas estarem ausentes na pós-menstruação:
1.   Marcante humor depressivo, sentimento de desesperança ou autodepreciativos.
2.   Marcante ansiedade e tensão.
3.   Marcante carência afetiva.
4.   Irritabilidade e/ou agressividade marcantes ou dificuldades de relacionamento pessoal.
5.   Diminuição do interesse por atividades usuais.
6.   Dificuldades de pensamento, memória e concentração.
7.   Cansaço, fadiga e perda de energia.
8.   Alterações do apetite e/ou da aceitação de determinados alimentos.
9.   Alterações do sono (insônia ou hipersonia).
10. Sensação subjetiva de opressão ou de perda de controle.
11. Outros sintomas físicos, tais como turgência nos seios, dor de cabeça, dor muscular, inchaço, ganho de peso.
12. O distúrbio deve interferir marcantemente com a ocupação, atividades sociais e de relacionamento.

O papel da alimentação
Algumas causas ambientais e práticas de vida podem estar relacionadas à TPM.  Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar.  Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas da TPM, como é o caso do chocolate, da cafeína e do álcool.  As deficiências de vitamina B6, presentes em alimentos como fígado, nozes, carnes e cereais integrais, e de magnésio, encontrado nas hortaliças de folhas verdes e na soja, também estão sendo consideradas.  Porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não têm sido confirmado.
Não há tratamentos oficialmente reconhecidos, o que existem são formas de controle dos sintomas que, em alguns casos, podem ser bastante eficazes, como mudanças na dieta e no estilo de vida, por exemplo.
Vale a pena seguir algumas dessas sugestões: procure aumentar a ingestão de fibras (encontradas em cereais integrais, nas frutas e nas hortaliças), reduza o consumo de gorduras saturadas (gorduras animais) e de carboidratos simples (açúcar e mel principalmente).  Diminua o consumo de sal e de bebidas como café, chá e refrigerantes à base de cola, pois eles contêm substâncias chamadas metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), que são comprovadamente excitantes.  Não abuse de bebidas alcoólicas, pratique exercícios e reflita acerca do que pode estar ocasionando situação de estresse.
Estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) também pode ajudar a reduzir os desconfortos desta fase.  Uma pesquisa conduzida no Centro Ósseo Metabólico do St. Luke's - Roosevelt Hospital, nos Estados Unidos, avaliou a capacidade do cálcio em aliviar os desconfortos mensais de 466 mulheres com TPM.  As integrantes do grupo que usavam suplementação de cálcio apresentavam uma redução de 54% nas dores e no desconforto, enquanto o grupo controle (sem suplementação) apresentou um aumento de 15%.
Portanto, leite e derivados, verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, reduzindo os sintomas desconfortáveis da TPM.  Nos casos mais graves, procure acompanhamento médico.

Seguem algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da TPM:
> Reduzir a ingestão de cafeína e de álcool.  A cafeína contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes, energéticos,  e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.  O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão;
> Diminuir o sal nos alimentos e evitar o quanto possível alimentos processados e/ou industrializados.  Isso reduz o inchaço causado pela retenção de líquidos no corpo;
> Comer alimentos ricos em cálcio.  Isso vai ajudar a evitar o inchaço e a variação de humor;
> Fazer exercícios aeróbicos.  O exercício ajuda a reduzir cólicas menstruais e melhora o humor.  Ajuda na circulação sanguínea, além disso, liberam-se endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo, que são responsáveis pela sensação de bem estar.  O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar;
> Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais.  Reduz a fadiga e as variações de humor;
> Tomar uma multi-vitamina.  Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhores com o uso de multi-vitaminas;
> Acupuntura.  Tem apresentado muitos benefícios, principalmente na redução do estresse e das cólicas menstruais;
> Ioga, meditação. Ajudam na redução do estresse, diminuindo ansiedade e depressão.
> Evite o fumo.



Fonte: Alimentos Inteligentes { Dra. Jocelem Mastrodi Salgado - Pesquisadora e Profª Titular em Nutrição -  Esalq - USP}


Nenhum comentário:

Postar um comentário