quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Macadâmia



Nome popular: nogueira- macadâmia; nogueira-do-havaí; noz-australiana.
Nome científico: Macadamia integrifólia Maid. & Bet.
Família Botânica: Proteaceae.
Origem: Austrália.

A nogueira Macadâmia está em adaptação às condições do Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, além do Sul de Goiás e Planalto de Mato Grosso do Sul. As macadâmias são consideradas as nozes mais finas do mundo e são a única planta nativa da Austrália a se tornarem um alimento internacional. Elas contêm um conjunto de componentes nutritivos e saudáveis, além de sabor delicado e textura crocante o que as torna importante ingrediente de uma dieta saudável. Promove boa saúde, longevidade e redução de doenças degenerativas. Por ser um alimento vegetal natural, as macadâmias não contêm colesterol, portanto, não precisa achar que quebrou sua dieta porque comeu macadâmias.

A pirâmide da saúde Mediterrânea recomenda que nozes sejam ingeridas diariamente. Há cada vez mais evidências que elas têm efeitos positivos em muitos aspectos da sua saúde, estão repletas de nutrientes importantes, incluindo gorduras monoinsaturadas, proteína, fibras alimentares, minerais vitaminas e fitoquímicos.

As macadâmias não são geneticamente modificadas e contêm apenas genes naturais, além disso, não contêm quaisquer ácidos graxos trans. É muito provável que os benefícios para a saúde causados pelas macadâmias sejam aumentados por um efeito sinérgico entre seus constituintes,e  incrementados por relações bioquímicas complexas agindo conjuntamente no nosso organismo. As macadâmias podem ser descritas como alimento funcional, pois seus compostos fisiologicamente ativos levam a benefícios maiores que seus nutrientes básicos. A Universidade de Newcastle concluiu recentemente um projeto de estudo dietético sobre os benefícios da macadâmia para a saúde. Demonstrou-se uma melhora significativa nos marcadores para estresse oxidativo, tendência à formação de coágulos e inflamação. Pessoas com níveis elevados de colesterol apresentaram melhoras desses níveis e gorduras do sangue. Apresentaram também uma pequena redução de peso, apesar de um aumento na quantidade total de gordura consumida.

Testes dietéticos realizados com macadâmias separadamente na Austrália e no Havaí,, demonstraram uma redução significativa do colesterol no soro sanguíneo, uma redução no total de triglicerídeos do sangue, redução no indesejável colesterol de baixa densidade, com pouco ou nenhum efeito no desejável colesterol de alta densidade. Todos estes fatores são indicadores reconhecidos de risco de doença cardíaca. Diversas nozes, incluindo a macadâmia, podem reduzir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.

Uma série de análises dietéticas com nozes realizadas no mundo, conjuntamente com pesquisas, demonstrou redução do risco de doenças cardíacas, certos cânceres e doenças relacionadas à hipertensão; além de promover bem-estar e satisfação alimentar.

A Macadâmia é composta por vitaminas do complexo B1, B2, B5, B6, vitamina E, niacina, folato, proteínas, fibras alimentares, carboidratos, fitoquímicos e de material mineral como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio e selênio. Por ser constituída desses benefícios naturais, a macadâmia pode ser descrita como alimento funcional, pois atua como antioxidante e protege as membranas celulares e as células vermelhas do sangue.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo sobre ovo. Devemos lembrar que depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento natural mais completo.

    ResponderExcluir