quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

AMÊNDOA



   

A amendoeira, árvore da família das Rosáceas, é originalmente da Ásia, provavelmente da China.  Alguns supõem que tenha originado da Síria.  No Brasil é comercialmente mais disponível próximo às festas de final de ano.  A amendoa classifica-se, do ponto de vista nutricional, entre as oleaginosas.

Valor Alimentício:
A amêndoa é muito nutritiva, sendo consideravelmente rica em gorduras e proteínas.  Suas proteínas, de excelente valor biológico, ajudam a substutuir a proteína da carne.
Deve ser muito bem mastigada para facilitar sua digestão e assimilação.  Podem ser adicionadas às saladas, sopas e purês.
Sendo um alimento energético por exceleência (contém 640 kcal por 100g), a amêndoa é rica em vitaminas e sais, particularmente em fósforo, sendo recomendada a estudantes e às pessoas que exercem atividades intelectuais.  Sua riqueza em ferro a torna especialmente recomendável para as gestantes e para os anêmicos.  O óleo de amêndoa é muito conhecido no mercado cosmético como hidratante e protetor da pele e na indústria farmacêutica como veículo para vários medicamentos.

Utilidades Medicinais:
Externamente, se aplica a amêndoa moída em cataplasmas: na região da cintura, nos casos de dores nos rins; sobre o peito, para acalmar dores e palpitações do coração; sobre a parte dolorida, no rosto, para combater a nevralgia facial.
Para tirar manchas do rosto, moem-se e misturam-se partes iguais de amêndoas e milho branco.  Com a pasta que se forma, fricciona diariamente à pele da face.
A pasta de amêndoa triturada dá também bons resultados contra o eczema e as irritações cutâneas de modo geral.
O azeite extraído das amêndoas encerra propriedades lactígenas, esurinas, refrescantes, tônicas, laxantes, emolientes.
Usa-se nos casos de inflamação gastrintestinais, ardor no estômago, bronquite. tosse, catarro das vias respiratórias, asma, inflamações das vias urinárias.
Externamente o azeite de amêndoas é bom, em aplicações tópicas, contra: hemorróidas (aplica-se morno), inchações dolorosas, dores reumáticas, dores de ouvido, frieiras e manchas no rosto.

As amêndoas, castanhas, nozes, macadâmias e outras sementes não oferecem risco algum à dieta.  Consumidas com moderação e critério podem e devem fazer parte de uma dieta saudável.  Sendo ricas em minerais e suas gorduras mono e polinsaturadas são capazes de trazer benefícios  ao coração, entre outras razões, por combater o colesterol ruim.
A introdução desses alimentos na dieta deve substutuir o equivalente calórico de outro alimento, sob pena do efeito benéfico sobre o coração ser anulado pelos efeitos danosos secundários ao aumento de peso que irá provocar.  Um estudo sa Sociedade Americana de Nutrição Clínica revela que a introdução de 30g de nozes, castanhas ou amêndoas em uma dieta normal, substituindo o equivalente calórico de carboidratos, reduziria em 30% o risco de doenças cardíacas.  Entre outros alimentos, a gordura saturada encontra-se nas carnes vermelhas, no leite e seus derivados integrais, principalmente queijos e manteigas - (gorduras de origem animal).

Dicas Adicionais:
- Os petiscos de castanhas, amêndoas ou macadâmias geralmente são torrados e salgados, por isso, hipertensos não devem abusar dessas iguarias;
- Confira a procedência desses produtos, incluindo o amendoim para evitar a contaminação por fungos.  Nunca mofadas ou apresentando gosto estranho, pois o mofo pode criar aflatoxinas, substâncias que provocam câncer no fígado;
- Prefira embalagens vedadas e opacas, pois a luz estraga as propriedades dessas oleaginosas;
- Algumas nozes podem provocar alergia em pessoas sensíveis.  Os sintomas variam de uma sensação de formigamento na boca à urticária.  Em casos mais raros, pode ocorrer anafilaxia, uma crise pode ser fatal;
- Crianças pequenas e pessoas com dificuldade de mastigação não devem consumí-las, a menos que tenhas sido bem picadas ou trituradas, evitando possíveis engasgos.



                                                    
                                                    


 Fonte:
As Frutas na Medicina Natural - A. Balbach - D. Boarim - 1ª Edição - 1992.
Alimentos Inteligentes - Dra. Jocelem Mastrodi Salgado - Pesquisadora e Profa. Titular em Nutrição - Esalq - USP
        

Um comentário:

  1. Você disse que a recomendação é de 30 g de amendoa por dia. Isso equivale a quantas amendoas mais ou menos???

    ResponderExcluir