quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COMO COMPRAR SEUS ALIMENTOS








"Alimentar-se de modo saudável e equilibrado, além de gostoso é a melhor forma de se manter uma boa saúde e, consequentemente, evitar despesas com remédios."
Uma alimentação saudável não precisa ser cara.  É possível comprar, durante todo o ano, uma grande variedade de hortifrutis.
Quais os cuidados devem ser tomados ao fazer suas compras?

Latarias: Não compre latas amassadas: pode haver alteração no produto, devido ao rompimento do verniz interno, material usado para proteger o alimento do contato externo;
> Não compre latas estufadas: indicam formação de gases, devido à ocorrência de fermentação bacteriana em seu interior;
> Não compre latas enferrujadas: elas denunciam produto velho ou mal estocado;

Sacarias: Não compre sacos furados: pode haver contaminação por microorganismos, além de permitir a entrada de insetos;
> Não compre sacos estufados: indicam formação de gases, devido à ocorrência de fermentação bacteriana em seu interior.

Embalados à vácuo (linguiças, salsichas e carnes):  Não compre o produto se estiver solto dentro do pacote (sinal que perdeu o vácuo) e observe, sempre, o prazo de validade.

Verduras:  Observe a cor das folhas, evite verduras com coloração desbotada, amarelada, ou que tenham manchas na superfície;
> Despreze as folhas perfuradas, pois podem indicar contato com algum inseto ou roedor;
> Verifique se o local de compra está limpo.

Legumes:  Certifique-se de que os legumes estão com a superfície seca, pois o contato com a água acelera o processo de deterioração;
> Observe a aparência dos legumes, que devem estar íntegros, sem furos ou sujidades, rachaduras ou descamações, para que o seu valor nutricional esteja conservado;
> Batatas: Não compre batatas com brotos ou pontos esverdeados, pois eles indicam a presença de solanina, toxina que pode causar distúrbios gastrintestinais: náuseas, vômitos, cólicas abdominais, sonolência e enxaqueca.
OBS.: As batatas normalmente possuem de 2 a 15 mg de solanina por 100g.  Quando expostas à luz ou a altas temperaturas, elas podem apresentar até 100 mg/100 g, e se tornam bastante esverdeadas.  A solanina é insolúvel em água e estável ao calor, o que impossibilita sua inativação mediante qualquer modo de preparo.

Outros perecíveis:  Não compre alimentos que contenham partes amolecidas ou com fungos (lembre-se: quando o pão de forma apresenta uma fatia com marcas de bolor, deve-se desprezar todas as fatias).
> Ao comprar em supermercados, faça primeiro as compras de outros gêneros e deixe os refrigerados para o final, evitando que eles fiquem muito tempo sem refrigeração.

Peixe: O peixe deve apresentar as seguintes características:
> Olhos brilhantes, claros, cheios e firmes;
> Carne firme, que retorne ao normal ao ser pressionada;
> Odor característico: Não deve lembrar amônia;
> Guelras vermelho vivo;
> Pele clara e brilhante, com escamas bem presas.

Carnes: Observe a aparência: as carnes próprias para o consumo apresentam cor vermelha brilhante; não compre carnes que:
> Apresentem coloração esverdeada, manchas escuras ou zonas claras;
> Apresentem formação de cristais de gelo, ou água dentro da embalagem (sinal de recongelamento);
> Estejam amolecidas ou pegajosa.  Elas devem estar firmes;
> Observe a temperatura, elas devem estar congeladas ou resfriadas.  Verifique se não existe poças de água embaixo dos produtos, pois isto indica que a carne foi armazenada em temperatura inadequada.
OBS.: Carnes embaladas a vácuo apresentam coloração um pouco mais escura devido à falta de oxigênio.  No entanto, após alguns minutos fora da embalagem estas voltam à coloração normal.
Atenção:
Só compre carnes que passaram por um processo de inspeção sanitária.  Vale para aves e ovos.
Assim, devem conter um selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou do SISP (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo);                                                                                                                        

 > Observe os cortes inteiros expostos em açougues ou no supermercado, eles devem conter informações sobre o estabelecimento fornecedor da carne (número de registro do órgão de inspeção sanitária).  Alguns mercados/açougues colocam o SIF/SISP na etiqueta da balança (após a manipulação) ou na parede;
Ao comprar carne moída, peça ao açogueiro para limpá-la e moê-la na hora, observando se a máquina está limpa, o que evita a contaminação por bactérias.
A compra de carne em comércios clandestinos ou sem inspeção, expõe o consumidor a diversas doenças, como a tuberculose, teníase e salmonelose.
Não basta apenas ter cuidados na hora da compra, é preciso prepará-los de maneira adequada, com amor, cuidado, higiene e racionalidade para não haver desperdícios.



Fonte:
Conselho de Segurança Alimentar-CONSEA. In: CÔNFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2., Olinda 2004.
Conselho de Segurança Alimentar .In:CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE SÂO PAULO,3 Consumo de Alimentos no Brasil: traços gerais
e ações públicas locais de segurança alimentar, São Paulo, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde.  Doenças Transmitidas por Alimentos. Brasília, 2004. Disponível em: http:/www.saude.df.gov.br. [Acesso em 28.nov.2005].

Um comentário:

  1. As vezes compro peixe e ele está com um cheiro meio estranho. Ele não está podre, mas é o cheiro característico dele. O que posso fazer para retirar este cheiro??

    ResponderExcluir