sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MAÇÃ - uma fruta com muitas qualidades





Segundo os textos bíblicos, por causa do seu sabor e da sua aparência tentadora, a maçã provocou a discórdia e o fim do paraíso.  Agora dezenas de pesquisas vêm mostrando que a maçã também reduz o colesterol, diminui o risco de inúmeros tipos de câncer e tem ação antioxidante.  Chega mesmo a ajudar na higiene dos dentes.  Quer mais motivos para comer maçãs?
A maçã acompanha o homem desde sua origem e frequentemente tem sua imagem relacionada ao proibido, ao tentador.  Entretanto, de acordo com estudos recentes, a fruta responsável pelo pecado original merece perdão da humanidade.  Agora, o pecado é não comê-la, dizem os mais entusiasmados.  Isso porque as pesquisas têm mostrado que a fruta pode trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, controlando o colesterol e reduzindo o risco de câncer digestivo, principalmente aquele que atinge o cólon e o reto.
Vamos ver as últimas novidades que a ciência descobriu a respeito dessa fruta saborosa e saudável.          As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil. Mas, existem uma infinidade de tipos de maçãs sendo cultivadas.  Somente nos Estados Unidos, encontram-se mais de 2.500 tipos, independentemente da variedade, todas elas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde.
O aspecto mais positivo da maçã é que ela é um alimento que oferece poucas calorias, muitas fibras e substâncias antioxidantes que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças.  Mas é importante dizer que os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas. É rica em vitaminas A, C, do complexo B e muitos minerais importantes como o potássio, o fósforo, magnésio, cálcio e fitoesterol (fitosteróis são extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol no sangue).
A principal fibra presente na maçã chama-se pectina.  Trata-se de uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas), que ajuda a reduzir riscos de doenças cardiovasculares e previne a prisão de ventre.  Essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos.  Têm sido demonstrado os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrointestinal e respiratório.
Estudos investigando o consumo da maçã e sua pectina mostram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático em pacientes com risco de doenças cardiovasculares.  A fruta tem sido, também extensamente utilizada para o tratamento de diarréias, especialmente em crianças.
Em 100g de maçã encontramos cerca de 1,5/2,5g de pectina.  Os estudos mostram que pelo menos 5 a 6g por dia dessa fibra seriam necessários para se obter efeito na redução do colesterol, sendo que quantidades inferiores não mostram efeitos significativos.  Considerando que uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade média fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.
Entretanto, a pectina não é a única substância presente na maçã que traz benefícios à nossa saúde.  Estudos recentes publicados em revistas e jornais conceituados mostram que compostos presentes na fruta, e que são preservados no seu suco, agem da mesma maneira que aqueles encontrados no vinho tinto, ou seja, atuam como antioxidantes evitando doenças ao combater os efeitos prejudiciais do oxigênio no corpo.  Os estudos reforçam o argumento de que comer frutas frescas, especialmente maçãs, é bom para a saúde.
As  substâncias antioxidantes presentes na maçã (tanto na casca como na polpa), flavonóides e polifenóis, são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso. retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, entre elas o câncer.
Devemos ressaltar outros aspectos positivos da maçã, pois além de todos os benefícios sobre a saúde, é importante lembrar que essa fruta é considerada uma espécie de escova de dentes natural, ajudando na higiene bucal.  Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries; a boa escovação sempre é necessária.
Outro ponto positivo é que o açucar presente na fruta é a frutose, que é absorvida pelo nosso organismo de forma mais lenta que a sacarose (açucar extraído da cana).  Por isso, pessoas diabéticas podem comer uma maçã sem se importarem com aumentos bruscos nos níveis de glicose no sangue.
Existem outras pesquisas com maçãs recomendando a ingestão dessa fruta para cura de outros males como: afecções da garganta (quentes, curam rouquidão), cálculos da vesícula, palpitações do coração, reumatismo, gota, transtornos do fígado e esgotamento nervoso. As pesquisas não param.  Sempre estarão testando frutas nas dietas diárias e verificando resultados fantásticos com a finalidade de economizar na farmácia.
Coloque no seu cardápio diário as maçãs, principalmente nos intervalos das principais refeições (almoço e jantar ou café da manhã e almoço), lembrando sempre que seus benefícios somente serão plenos se voce não desprezar a casca no momento do consumo.

Fonte: "Alimentos Inteligentes" -  Dra. Jocelem Mastrodi Salgado - Pesquisadora e Professora Titular em Nutrição - Esalq - USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário