terça-feira, 5 de junho de 2012

Tomate



Benefícios do consumo do tomate para saúde:





Para o coração
No mundo ocidental, as doen­ças cardiovasculares são reconhecidas como a maior causa de morbilidade e mortalidade.  Apesar de fatores relacionados com a idade e a predisposição genética, a presença de hipertensão, de colesterol, de tabaco e de uma alimentação pouco saudável, associada à vida sedentária e à falta de exercícios físicos, contribuem em grande medida para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
É desta forma que os médicos apostam, acima de tudo, na prevenção. E se essa prevenção passa por controlar, através de terapêutica, a hipertensão e o colesterol, requer igualmente a adoção de hábitos de vida saudáveis, notadamente no que diz respeito à alimentação. Deste modo, o tomate tem um papel importante no que diz respeito às doenças cardiovasculares, uma vez que o licopeno é «um poderoso antioxidante», capaz de minimizar os riscos de ataques cardíacos.  O licopeno impede a oxidação do mau colesterol, o LDL, que é responsável pela formação de placas de gordura no sangue e consequente ocorrência de enfartes do miocárdio e acidentes cardiovasculares.
«Os antioxidantes são substâncias encontradas em certos alimentos (até há poucos anos os antioxidantes mais conhecidos eram a vitaminas C e E) e têm como objetivo evitar o desencadeamento de reações químicas no organismo.»
«Combatem os radicais livres que são substâncias nocivas para o organismo – causam danos nas células –, que levam ao envelhecimento precoce, ao surgimento de cancro e doenças cardiovasculares» afirma a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
«Além do licopeno, o tomate é também fonte de vitamina C e de potássio, mineral importante no controlo da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manuten­ção dos líquidos celulares.»
Um estudo de Harvard indicou que a ingestão diária do tomate, ou seus derivados, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 30%.
O estudo comparou mulheres que consumiam, por dia, sete ou mais alimentos cuja base era o tomate, com mulheres que só faziam uma ingestão desse fruto por semana. Ambos os grupos tinham, na altura, ausência de doença cardíaca e os fatores de risco, acima referidos, encontravam-se controlados.
A investigação demonstrou uma relação entre o aumento do consumo de licopeno, através do tomate, na alimentação e a redução no risco de doenças cardiovasculares. O que significa que, para o organismo obter a dose adequada de licopeno, deve-se aumentar a ingestão dia­ria do tomate, seja ele cru, cozido, em molho,  polpa, ou ainda melhor, o suco.

Como potencializar  a absorção do licopeno pelo organismo
Por ser um carotenóide, o licopeno é mais bem absorvido na presença de gordura. Assim, a adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada (como o azeite) facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Alexandra Bento sugere que, «para tornar a refeição com tomate ainda mais poderosa e saudável, devemos acrescentar um fio de azeite ao tomate, podendo ser consumido em sopa de tomate, caldeiradas ou numa simples salada» refere, acrescentando:
«Outra característica interessante é que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é mais bem absorvido pelo nosso organismo quando o tomate é cozido. Sendo assim, uma interessante forma de o comer é nos molhos e sopas de tomate.»
«Além disso, é importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, ou outros preparados com tomate, não destrói o licopeno. Contudo, atenção na escolha, é melhor estar atento aos rótulos e escolher aqueles com menores valores de calorias e sódio.»

Outros benefícios
Estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue e auxilia no tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre;
Ajuda no crescimento e na ossificação, além de auxiliar contra infecções, perturbações digestivas e pulmonares;
Auxilia no tratamento contra caspa e queda de cabelos.
Passar o suco da tomate em manchas causadas pelo sol pode fazê-las desaparecer.
O licopeno, que é uma propriedade fitonutritiva do tomate, permite que ela auxilie contra doenças cardiovasculares e contra o desenvolvimento de câncer;
Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

Tomate cereja, Débora, Caqui, Sweet Grape... são tantas opções de tomates nos supermercados e feiras livres que a gente fica até confuso na hora de escolher! Apesar do tomate ser um fruto mais utilizado em molhos, sanduíches, pizzas e saladas, ele é muito versátil e pode integrar até drinques, como o clássico Bloody Mary. Em geral, o tomate pode ser feito assado, grelhado, em molhos, em refogados e para conferir acidez a alguns pratos, usando o método pinçage. Esta técnica de cozinha serve para caramelizar o tomate em gordura, para reduzir a acidez, doçura ou amargor excessivo. Em algumas preparações, o tomate é usado sem pele - e há um truque ótimo para retirar a pele do tomate em 5 minutinhos usando o micro-ondas!

Origem do tomate
E você sabe de onde é que vem o tomate? Todo mundo já pensa logo na Itália, mas foi aqui, na América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, que este fruto surgiu. Com a chegada dos europeus no século 16, o fruto foi levado para a Europa, e aperfeiçoado pelos italianos, que o batizaram como "pomodoro" (pomo de ouro, em italiano), por conta da coloração amarelada do fruto daquela época. Por aqui, os tipos mais comuns são:

Débora
Este tomate é muito usado para fazer molho caseiro e tomates secos. Tem consistência firme e dura bastante na geladeira. Cada tomate pesa em média de 120 a 200g.

Caqui
Este tomate é ideal para ser consumido ao natural, em saladas e sanduíches. Os frutos são bem graúdos - tem alguns que chegam a pesar 500g , de cor bem vermelha e sabor acentuado.

Cereja
Este tomate é bem pequeno, leve, de sabor suave e adocicado. Fica ótimo em saladas, servido in natura, , em sanduíches, em receitas de macarrão caprese, e até em decoração de pratos.

Italiano
Eles são mais compridinhos que os outros, e assim como o Débora, rendem bons molhos caseiros. As variedades mais comuns deste tomate são o Giuliana, Pizzadoro e San Vito.

Holandês
O tipo holandês é vendido em cachos com ramas verdes, e fica muito bonito para decorar mesas. Na hora de comprar, sempre escolha os tomates com os ramos mais verdinhos, que são os mais frescos.

Carmen
Este é o tipo mais encontrado em feiras e supermercados, e é o mais em conta  porém, tem sabor um tanto aguado, e sua coloração pende para o amarelo. Um bom uso para ele é in natura em saladas.

Mamotaro
Este é o tomate japonês, de produção limitada, que vai muito bem servido ao natural em saladas. Tem coloração rosada, consistência macia e sabor levemente adocicado.

Sweet Grape
Este é uma variação do tomate cereja, mais comprido e adocicado. Fica ótimo em preparações frias, como saladas, sanduíches e canapés.

Como comprar
Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhinhos, firmes e com casca lisa.
Além disso, leve em conta, na hora de comprar, o modo como você pretende prepará-los: eles precisam ser bem maduros e vermelhos para dar cor e consistência a molhos, sopas, cremes e sucos, mas não há necessidade de que sejam grandes e bonitos.
Para isso, você pode aproveitar os tomates menores. Mas, se for usá-los em saladas, escolha tomates grandes, que não estejam machucados, de cor uniforme, lisos e brilhantes.

Como guardar
Lave e enxugue os tomates antes de guardá-los na gaveta da geladeira própria para legumes. Assim, eles não correm o risco de mofar e podem ser conservados em boas condições até por 1 semana. O tomate inteiro não deve ser congelado. Apenas o molho de tomate pode ir ao congelador.

Algumas dicas de uso do tomate
Tomate com um pouco de salsa é ótimo remédio para artrite. Para amenizar infecções nos rins, tome 1 ou 2 copos por dia de suco de tomate batido no liquidificador com 2 ou 3 talos de salsão. O tomate é também ótimo para eliminar verrugas e calos: Basta colocar um pedaço de tomate sobre o local, prender com uma gaze e deixar durante toda uma noite.
Para curar ressaca, use o suco de tomate com bastante limão e uma pitada de sal.
O suco de tomate também server para tirar tinta de escrever das mãos. Sementes de tomate são ótimas para limpar jóias de ouro. Ponha as sementes numa vasilha com água fria e mergulhe as jóias. Enxague e seque em seguida.

Em abril de 2011,  artigo publicado no jornal "Folha de São Paulo", caderno Saúde, sob o título:  "Composto extraído do tomate promete ação antitrombose".  Conta a reportagem que "um ingrediente extraído do tomate pode melhorar a circulação sanguínea e diminuir o risco de trombose.  Pelo menos, é o que promete a fabricante, a holandesa DSM, que acaba de trazer a novidade para o Brasil....Segundo Bernard Mussler, pesquisador da DSM, estudos com cerca de 300 pessoas comprovam a eficácia do composto, patenteado com o nome de Fruitflow.  A principal ação do ativo aconteceria na inibição da agregação plaquetária - etapa da coagulação do sangue." e afirma: "Inibir a agregação plaquetária é um mecanismo reconhecido para diminuir risco de doença cardiovascular."
Para o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, os estudos até agora não são conclusivos.  "Faltam informações sobre qual seria a molécula ativa e a dose ideal."
Enquanto os pesquisadores não concluem seus estudos a cerca dessas substâncias, vamos ingerindo quando possível o tomate in natura ou seus produtos, como molhos, sucos, polpas...Pois ninguém resiste a uma boa saladinha de tomate bem temperada, ou uma bela macarronada suculenta!!!


Fonte:
A responsabilidade científica desta informação é da Medicina e Saúde)

Consulevoce/BlogdaConsul/EntryId/620/Saiba-tudo-sobre-tomates

Nenhum comentário:

Postar um comentário