terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BANANA "Rainha das Frutas"


                                    
Entre todas as frutas, nenhuma se compara à banana em vários aspectos. É  deliciosa, nutritiva, medicinal, ligeiramente diurética e laxativa, fator de terapia em certas enterites (inflamação no intestino), sendo também aconselhável aos convalescentes em geral. É um excelente alimento para todas as idades, para todas as mesas e para todas as classes sociais.  É a fruta das frutas!
A banana é objeto de grande comércio internacional, sendo os Estados Unidos o seu principal consumidor, e a América Tropical o seu maior produtor.  Ela é própria de climas quentes e úmidos, preferindo planícies próximas ao mar e resguardadas dos ventos.

Sugestões e experiências médicas:
Diz o Dr. Teófilo Luna Ochoa:
"A banana madura...encerra uma substância oleosa, que muito suaviza as membranas irritadas em casos de colite e enfermidades do reto.  Contém igualmente um fermento digestivo não bem conhecido, porém de alto valor, que, em determinada enfermidade intestinal, torna a banana a única fonte de carboidrato tolerada.  Essa fruta é muito recomendada também contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, enfermidades do estômago, etc..
Contra a prisão de ventre aconselha-se ingerir bananas do tipo "d'água" ou "nanica" de manhã em jejum...
A banana ligeiramente assada, exalando seu aroma, recomenda-se para combater a pneumonia.  Contra as diarréias, experimentou-se o caldo do cozimento da banana maçã verde...Também, contra diarréias e disenterias, se utiliza a farinha de banana verde, como alimento, cuja farinha, se obtém submetendo à pressão a fruta descascada e cortada em pedaços, que, submetida à secagem, já está pronta para uso".

A banana, segundo Metchnikoff  (controvertido cientista russo, é mais conhecido na área de patologia/inflamação e pela sua teoria celular da imunologia), há muitos anos, observou que as substâncias tóxicas resultantes da putrefação dos resíduos alimentares no intestino grosso, enquanto esperavam a sua eliminação, causavam processos degenerativos no organismo, especialmente nos vasos sanguíneos e, pela suas observações, foi chamado o coli bacilo de germe da velhice.
Metchnikoff procedeu a várias experiências alimentares com animais de diferentes espécies e, em alguns casos, obteve resultados altamente apreciáveis.  Observou-se, por exemplo, que as fezes de morcego sul americano, comedor de frutas, quando alimentado exclusivamente com bananas maduras, tinham o cheiro característico dessa fruta e estavam inteiramente livres de indícios de putrefação.
Um estudo feito pelos Doutores Weinstein e Bogin, da Escola de Medicina de Yale, revelou que, durante a alimentação com bananas, o bacilo acidófilo, microorganismo anti putrefativo, predominou em poucas semanas.  Num caso por ele observado, a influência deste bacilo continuou mesmo depois de cessada a alimentação com bananas.
A dieta de bananas maduras também deu resultados dos benéficos em todos os casos de prisão de ventre, dentro de uma ou duas semanas.  Seus efeitos, na maior das vezes, duraram algum tempo depois que a ingestão da fruta cessou.
Crua, assada, cozida, seca ao sol ou passada no melado, em doces, caldos e compotas, a banana vem ganhando espaço como um alimento de primeira grandeza.  Tem sido muito usada também como farinha, pelo seu valor nutritivo, acrescentada em mingaus para alimentar crianças de baixo peso ou debilitadas.
 Conhecem-se no Brasil mais de 30 variedades de bananas, as mais comuns são: nanica, prata, ouro, maçã d'agua, são tomé, figo e da terra.  O valor alimentício da banana consiste principalmente no seu teor de hidratos de carbono, que vai de 20,80% na banana são tomé a 36,80% na banana ouro.  Entre os sais minerais contidos na banana destacamos o potássio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, o silício e o ferro.
A banana contém as vitaminas A, B1, B2, PP (niacina) e C. 
Nosso povo precisa conhecer o valor dos nossos mais ricos alimentos, como por exemplo, a banana, para que se possa comer melhor e mais barato, não desperdiçando o que é tão adequado para a nossa saúde e economia.
 A banana é muito rica em minerais e tem grande quantidade de ferro, que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, principalmente em grávidas e crianças. Ela tem magnésio, que ajuda a combater muitas espécies de alergia – inclusive a febre do feno.
Segundo pesquisadores da Alemanha, a ingestão de três bananas médias fornece cerca de 180 mg de magnésio. Mas o seu forte é uma grande quantidade de potássio, mineral necessário para contração muscular, evitando cãibras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos.
A banana é fonte essencial de energia e, sendo de fácil acesso e tornando a refeição ligeira, passou a ser o alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos.
O potássio ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.
A banana ainda possui o cálcio tão necessário para fortalecimento dos ossos, dentes e as células do nosso corpo.
Vejamos as vitaminas encontradas nesta fruta: A (beta caroteno), necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a diminuir o tempo de duração das doenças.
Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, e a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares.
 Ela é ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de síndrome da tensão pré-menstrual (a TPM). A banana maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa, vinda da Inglaterra, informa que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo, do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.
Vejamos outros benefícios da banana: Ela alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.
Após conhecer tantos benefícios da banana, que tal passar na quitanda ou mercadinho da sua casa e comprar umas pencas bonitas desta fruta? Ao fazer isso, você não apenas estará fortalecendo o seu organismo – dando-lhe condições de poder resistir com eficiência às enfermidades – como, também, estará economizando, futuramente, muito dinheiro que seria gasto com medicamentos que agridem o corpo e nem sempre trazem a solução para os seus problemas de saúde.

Fonte:
As Frutas na Medicina Natural - A. Balbach - D. Boarim - 1ª Edição  -  1992.
www.copasul.com.br - Dicas de Saúde.

5 comentários:

  1. Seu trabalho é divino. Precisavamos de alguém que tivesse esse tipo de preocupação com nossa alimentação. Parabés e continue nos dando essas maravilhosas dicas. Sou solteiro e moro sozinho, para arrumar minha geladeira, imprimi suas dicas e caprichei. ficou ótima. obrigado, Carlos Alberto de Belém - PA

    ResponderExcluir
  2. A gente acha que sabe de tudo, mas lendo sua deliciosas dicas aprendi muito mais. continue. Fiquei fã. Célia de BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito satisfeita em poder contribuir com as pequenas tarefas do dia a dia. Na alimentação, não podemos deixar as coisas boas e baratas de lado. Temos mesmo que aproveitar que a nossa Terra tem de bom.
      Abraços e obrigada!
      Zélia

      Excluir
  3. Já adorava banana, fruta deliciosa. Agora gosto muito mais. obrigada pela dica da geladeira e outras. Maria Sampaio de Brasília. Obs. meu marido até levou um susto quando viu a geladeira arrumadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Ainda bem, foi só um susto...A Conservação dos alimentos é tão importante quanto a sua compra. Obrigada pelo incentivo.
      Abraço
      Zélia

      Excluir