quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Magia dos Temperos e Condimentos

Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato e, posteriormente identificou-se algumas funções terapêuticas.
As especiarias sempre foram produtos de cobiça, na antiguidade serviam para remédios e principalmente para conservar alguns tipos de alimentos. De cheiro agradável e sabores inebriantes, os temperos eram a moeda para os comerciantes dos séculos XV e XVI, naquela época os Italianos dominavam a comercialização destes produtos e cobravam altos valores. Foi atrás de novas terras e diferentes especiarias que a história conta que o Brasil foi descoberto.
Várias pessoas perguntam sobre o uso de temperos e ervas. Eu sempre comparo o uso destes produtos com nossa própria vida. Tudo que fazemos tem que ter uma pitada de juízo e uma dose de parcimônia. Não existe um manual para o uso adequado de ervas e temperos; até com as pimentas mais picantes não se chega a um acordo sobre a quantidade no uso. E isso não serve somente para o uso dos temperos, a gastronomia anda em moda e, de olho neste mercado consumidor, muitas lojas injetam toneladas de novidades.
Uma dica é a do equilíbrio, alimentos fortes com temperos fortes, temperos mais delicados com produtos mais delicados. A idéia é instigar a pessoa a sentir o toque sutil da especiaria, proporcionar um envolvimento de aromas e sabores sem deixar que ela domine todo sabor do alimento. A maneira mais correta é acrescentar pequenas quantidades e, aos poucos, chegar ao sabor que você considera o ideal.
Procure tirar todo e qualquer tipo de informação dos produtos, outra dica é para cheire o tempero antes de comprar, o cheiro e o paladar estão de certa forma interligados. Ao cheirar algum produto nossa memória gustativa é acionada e nos dá uma pista do sabor que aquele produto vai exaltar. Mas o olfato pode nos enganar e aquilo que nossa memória registrou, em algum lugar no passado, pode agradar em outra ocasião.

Dicas de temperos
Cada país tem um tempero clássico e na maioria das vezes servem para várias ocasiões. A cozinha brasileira se mostra com o alho, a cebola, o cheiro verde, o louro o manjericão e as pimentas. Existe uma maneira de tornar sua vida mais econômica e prática. Não jogue fora aqueles restinhos de temperos que sobraram de uma produção. Em um liquidificador junte aos poucos e nesta ordem, 1 copo de óleo de girassol, 1 cabeça de alho sem cascas, 1 cebola grande picada, 1 maço de cheiro verde, 4 folhas de louro, um maço de manjericão e 1 copo de sal. Bata até que ficar uma massa homogenea, se necessário, adicione um pouco mais do óleo caso a massa fique muito espessa. Tempere o feijão, carnes e sopas. A dica para que tudo não fique com o mesmo sabor é variar alguns temperos. 
Temperos da cozinha Tailandesa:
A cozinha Tailandesa tem muita influência da China, da Coréia e do Japão, mas ganhou destaque com a influência das cozinhas Francesa, Portuguesa e Holandesa. A principal característica e a grande quantidade de pimentas usadas na confecção dos pratos, um dos temperos mais conhecidos é o “Nam pla”, para eles é o nosso sal. É uma mistura de vários condimentos e peixe, que depois de fermentados exalam um forte cheiro, mas que na panela dá um sabor inconfundível aos pratos. Lá também não existe o açúcar que usamos, eles usam uma espécie de torrão de açúcar de coco, tem um sabor suave e é usado em pratos salgados e doce. Os pratos são elaborados na maioria das vezes no vapor e são usados peixe, carne de porco, carne de frango e camarão, sempre frescos e são temperados com pimentas vermelhas, molho de soja, capim limão, gengibre, cebola, coentro, leite de coco, “nam pla” etc. A comida Tailandesa sempre tem uma característica voltada aos sabores cítricos e apimentados.
Temperos da cozinha Árabe:Os Árabes possuem uma cozinha muito rica em aromas e sabores marcados principalmente pela experiência no comércio de especiarias. E o“Tahine” é um capítulo a parte: Pasta espessa feita com sementes de gergelim, utilizada na culinária do Oriente Médio. É empregada como tempero, em molhos, pastas e doces. Uma mistura que simboliza esta cozinha é a pimenta Árabe, não tem uma regra para o número de ingredientes que compõe esta mistura, varia de região para região e de família para família, eles usam: Canela em pó, pimenta do reino preta moída na hora, cominho e noz moscada, também moída na hora. As quantidades variam do gosto de cada um, comece misturando em quantidades iguais e depois tire aos poucos aquela que não agradar até chegar ao seu gosto. 
Temperos da cozinha Asiática: A cozinha chinesa está temperada de filosofia oriental, equilí­brio e harmonia são ingredientes em todos os pratos. Além disso, é uma cozinha que preza pelo estí­mulo dos sentidos: visão, pelas diversas cores que compõem um prato; olfato, pela grande profusão de temperos e condimentos; e o paladar, claro, que é o melhor dos sentidos
Temperos da cozinha Mexicana: Pimentas diversas, tomate, cebola, coentro fresco, semente de coentro, pimentões, orégano. Os mexicanos costumam macerar seus ingredientes antes de refogar. A base de um tempero mexicano é a cebola a pimenta vermelha, o pimentão, o coentro verde, o tomate e o orégano.

.












Temperos da cozinha francesa: O alho, a cebola, o tomilho, a pimenta do reino, a cenoura, o salsão e o tomate fazem parte da base das produções. Ainda existe um mix de ervas, as famosas ervas de Provence é só misturar 3 colheres de sopa de manjerona, 3 colheres de manjericão seco, 1 colher de alecrim seco, 3 colheres de segurelha seca, ½ colher de salvia seca, 1 colher de estragão seco, 1 colher de orégano seco, 1 colher de louro em pó, ½ colher de sementes de funcho maceradas , coloque tudo em um saco plástico misture bem e guarde em um pote. Esse mix de ervas dura pelo menos 5 meses e serve várias produções. 
Temperos da cozinha Indiana: Os indianos costumam pilar seus ingredientes antes de levá- los ao fogo, eles chamam essa mistura de curry ou graam masala. As masalas, ou currys chegam a somar mais de 15 especiarias e para os Ingleses significam ervas picantes ou quentes, na Índia variam de família para família e principalmente de região para região, não existe uma regra para fazer sua mistura não só na Índia como em qualquer lugar, o importante e principalmente barato é usar produtos regionais. Primeiro é feito uma mistura de especiarias e essa é uma técnica indiana que serve para finalizar o prato e também envolve o convidado com um aroma agradável e doce. Em uma frigideira antiaderente junte o Feno grego, coentro em grão, a pimenta do reino preta, “cardamomo”, canela, cravo, noz moscada e sementes de cominho, leve ao fogo para torrar, sempre mexendo. Quando ficarem torradas uniformemente tire do fogo e deixe esfriar, pile até virar um pó. A segunda fase da cozinha é com os temperos vivos ou não secos, a cebola o alho, a pimenta dedo de moça (a gosto ou sem semente) o gengibre e o açafrão da terra, pilem todos os ingredientes ou bata grosseiramente em um liquidificador no modo pulsar conforme seu gosto e depois leve ao fogo até dourar, só então junte os ingredientes do prato, carne, ave ou peixe. Finalize o prato com o mix de ervas salpicando antes de servir.
Descubra você também! O mundo da gastronomia é vasto e tem muito a ser desvendado. Na maioria das vezes o que é bom para você pode não agradar o outro, procure saber os gostos da pessoa para qual você vai preparar o prato e surpreenda.

  Para nós, brasileiros, temos em mente que qualquer prato condimentado com ervas verdes e com um sabor acentuado se transforma na mais rica iguaria.  As ervas dão um toque especial que torna um prato inesquecível.  Com um clima como o nosso, as ervas são de fácil cultivo no quintal ou em pequenos vasos, tornando acessível a sua utilidade a qualquer tempo.  A seguir, temos uma tabela de alguns temperos que talvez possa servir de guia para a cozinha do nosso dia a dia:

Açafrão:  açafrão-da-terra, açafrão-da Índia, curcuma.  Usado para dar cor e sabor aos peixes, camarões e crustáceos; frango, pato e peru; vitela e coelho e na tradicional "paella".  Deve-se ter o cuidado de dissolvê-lo bem no líquido próprio indicado para cada receita.
Antioxidante, antiinflamatório, amargo, anticoagulante.
Indicações Medicinais
- Na prevenção do câncer, ação antioxidante da curcumina (um composto do curcuma).
- Contra os reumatismos, graças à sua forte ação antiinflamatória
- Contra o excesso de colesterol
- Contra a acidez gástrica, a síndrome do cólon irritavél, a "crise de fígado"
- Em dermatologia, para aplicação local (por ex.: em forma de cataplasma), o açafrão pode ajudar no tratamento da psoríase.
Efeitos Secundários
Distúrbios gástricos (em alta dose).

Aipo ou Salsão Muito popular, o aipo é cultivado como verdura aromática e saborosa, sendo encontrado todo o ano no mercado.  Muito conhecido, o aipo tem, todavia, qualidades terapêuticas não conhecidas por todos.
O aipo cru, usado nas saladas, é tônico para o sistema nervoso. Já em sucos é carminativo, diurético, febrífugo e tônico; bom nos casos de anúria, dismenorréia e debilidades em geral. O aipo tem efeito espectorante. Graças ao seu conteúdo em sais e vitaminas, o aipo é usado tanto em saladas cruas sopas,
caldos, sucos e condimentos.  Acredita-se que o aipo encerre propriedades alcalinizantes, antipalúdicas, aperientes, carminativas, estimulantes, emenagogas, expectorantes, febrífugas, levemente laxantes, tônicas.
Usa-se na culinária brasileira na dobradinha, picadinho e ensopados, peixes, e molhos de tomate. 
Fitoterápico Nefrite, dismenorréia, hepatite, afecções febris. Colites crônicas, anemias ferropriva e perniciosas. Disenteira.  Bronquite asmática.  Contusões e ferimentos.  Laringite e bronquite. Úlceras de difícil cicatrização. Distúrbios no metabolismo do ácido úrico.Acidose. Afonia. Catarros pulmonares crônicos. Falta de apetite. Chagas cancerosas. Depurativo do sangue, distúrbio digestivo, diurese, escorbuto, escrofulose. Doenças do estômago, doenças do fígado. Flatulência, gases intestinais. Gota, icterícia, inapetência. Malária, favorece a menstruação. Tônico para o sistema nervoso, oftalmia, pneumonia, cólicas renais, cálculos nos rins, doenças nos rins. Rouquidão, sarna. Intumescimento leitoso dos seios.


Alecrim  usado em assados, de panela, bolo de carne; carneiro; galinha e peru; peixe, croquetes, bolo de atum; legumes diversos, batatas e nabo; sopas de frango, peixe e tomate e em molhos de tomate.
Tal como o ginseng, é estimulante, favorece a atividade mental (memória), ritmo cardíaco, para problemas de hipotensão (pressão arterial baixa) mas também utiliza-se para os nervos, stress e ansiedade.
Nos melhores tratamentos para os nervos e stress utilizam-se estimulantes de manhã e calmantes ao fim da tarde.
Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental.
Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas.
Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.
Também activa as funções do pâncreas e estimula a circulação.
Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.
Anti-séptico bucal: infusão comum.
Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.
Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim.
Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.
Uso caseiro: Insecticida natural, plantado na horta protege as outras plantas.
Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.
Desinfectante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim durante meia hora.
Quanto menos água mais concentrado será. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho.
Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana.
Aromaterapia: o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite.
O uso popular consagra o alecrim como remédio infalível para curar anemias. O Alecrim pode ainda ser usado como tônico capilar e para a caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e juntar ao shampoo, na proporção de um quarto de chá para um frasco de shampoo. Pode também preparar uma tintura de alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao shampoo. O alecrim parece ter a particularidade de adaptar o nosso sistema imunológico, adequando as respostas às necessidades do organismo, pelo que tem excelentes resultados nas doenças auto-imunes.
Porém, o chá de alecrim é um gosto desagradável, se for o seu caso e não gostar do sabor, juntar um pouco de erva-doce. O chá com estas duas plantas é ótimo também para combater o mau hálito, no entanto, não é aconselhável a pessoas hipertensas.

Alho  O alho é usado amplamente na culinária brasileira em inúmeros pratos.  Dá sabor acentuado, e é um caso de amor e ódio!  Existem pessoas que utilizam sem medida, chegando a confundir o sabor do alimento, outras não o suportam, mesmo à distância.  Mas, analisando os efeitos terapêuticos do alho, devemos rever nossos conceitos com relação à sua utilização.  Claro que, "tudo que é demais não presta!".
As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
Em assados, ensopados, refogados, cozidos, carnes diversas de boi, de aves, carnes exóticas, peixes de água doce e salgada, camarão, em diversos legumes e verduras refogadas e em vários molhos e temperos como vinha d'alhos.  Tem ação Antibiótica, Antiinflamatória, Antimicrobiana, Antiasmática, Antioxidante, Anticancerígeno, Protector cardiovascular. As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em: Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancer da mama e próstata.
O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas.
Alho Porró  É um alho verde com bulbo e folhas grandes.  Usa-se a parte branca picada, servido para temperar sopas, crustáceos, ensopados de peixes, legumes, carne de coelho, aves e todos os outros tipos de carnes.  Usado também para souflès e molhos.

Cebola A cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser utilizada crua em saladas e entradas e no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, ou frita à milanesa. A cebola assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco.
A cebola congelada somente é adequada para uso em pratos cozidos ou assados. Para descongelar, coloque-a em água fervente com sal, ou diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
O extraordinário efeito curativo da cebola se deve a que, além de diversas vitaminas, abundantes sais minerais: enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio, flúor etc. Ademais a cebola tem um hormônio que tem um efeito parecido ao da insulina.
A cebola é um ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as supurações, as úlceras e inflamações de qualquer espécie, as enfermidades da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins.
A cebola abre o apetite e regulariza as funções do estômago.
Suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.
O chá de cebola e o suco de Cebola são muito curativos, especialmente para resfriados: rouquidão, catarros de qualquer espécie, escarros de sangue, pleurisia, doenças dos rins, tuberculose pulmonar, tosse, asma, bronquite, gripe.
O suco de cebola mata os micróbios graças ao seu grande poder desinfetante e curativo. Portanto comer cebola crua, especialmente crua é um meio de se proteger contra enfermidades infecciosas.
As cataplasmas de cebola são muito indicadas contra qualquer espécie de mordeduras venenosas de cobras, aranhas e etc.
Temperos que combinam com a cebola: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro, cominho, cravo da índia, noz moscada.
Para não lacrimejar quando estiver picando cebola, coloque um pedaço de pão na ponta da faca.
Para tirar o cheiro de cebola das mãos, esfregue-as com suco de limão e enxague com água.
Cebolinha Verde ou Cebola de cheiro é uma erva da família da cebola comum.  Seu sabor é delicado e agradável.  Pode ser usada, como tempero, em todos os tipos de pratos, inclusive para enfeitar e decorar.

Alfavaca  A alfavaca também é conhecida como segurelha ou manjericão, é bem aromática.  É muito usada em carnes bovinas, suínas e aves, sendo indispensáveis em determinados churrascos. O sumo das folhas alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Com o seu odor agradável e suave sabor aromático, usa-se como condimento habitual. Contra a flatulência e gases, é antiespasmódica. Cinco gramas de folhas frescas de alfavaca acabam com uma forte dor de estômago. A infusão das suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o sumo das folhas com mel alivia a febre, bronquite, catarros e problemas digestivos.                                          
                                                          
Alfavaca ou manjericão: erva cujas folhas são usadas como tempero em diversos pratos da cozinha italiana, saladas, tomates, ovos, queijos, peixes, milho, massas, molhos e como aromatizador de vinagres.
A alfavaca tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas.  Possuem nomes diferentes, mas são as mesmas folhas.  Os nomes receberam influência espanhola, italiana e brasileira.

Cominho  É uma semente alongada, mas relativamente pequena.  Pode ser usado inteiro, para povilhar pães salgados, ou em pó, como tempero de carnes de panela ou assados.  É tempero básico da nossa culinária nordestina.  Por apresentar sabor forte e marcante, deve ser usado moderadamente.
Na culinária usam-se do cominho as folhas e os grãos nos preparos de molhos para carnes e peixes, legumes, ovos, queijos e sopas.
O cominho não é muito empregado como planta medicinal, mas possui ação carminativa e digestiva.
Falso-anis, falso-aneto, kümel, os grãos desta planta são confundidos com outros temperos. O seu aroma é intenso e seu gosto acre é levemente amargo. Provavelmente originário da Ásia central, o cominho é utilizado há muito tempo: os egípcios usavam-no como pimenta e colocavam seus frutos dentro das tumbas, como oferenda. Na Idade Média, o cominho era considerado como um tempero aristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar a digestão. O cominho faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster, podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe. O cominho foi trazido para a Europa pelos árabes, que lhe atribuíam um poder afrodisíaco.

Colorau  Também conhecido como colorífico, é extraído do pimentão vermelho ou das sementes do urucuzeiro, árvare nativa brasileira, cujo fruto é muito usado pelos índios para tintura.  Possui uma cor vermelha intensa.  O colorau que encontramos empacotados é uma mistura de urucum com fubá.  Emprega-se para dar coloração vermelho-alaranjado ao arroz, patês, molhos, aves e carnes de todos os tipos.  Para obter a cor desejada, dissolva o colorau no óleo, antes de refogar a cebola e o alho nas preparações.
A Páprica, essa sim derivada do pimentão vermelho, inclusive as suas sementes.  Este pode ser doce ou picante.  Tanto uma quanto outra servem para dar sabor e cor a patês, carnes para linguiças, salgadinhos, ovos, legumes, aves e carnes suínas.

Gengibre A raiz do gengibre tem sabor picante e cheiro acentuado.  No Norte do Brasil ela é usada para temperar alguns pratos típicos, como a moqueca de peixe.  E, no quentão, seu consumo é imprescindível.
Em pó, tempera carnes de porco e aromatiza massas de biscoitos e de pudins.  Na culinária japonesa e chinesa é considerada indispensável.
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdômen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.

Louro  O louro é utilizado como aromatizante e como estimulante do apetite.  Empregam-se folhas inteiras ou em pó.  Serve para temperar sopas, alguns pratos de peixes e frutos do mar, legumes, cereais como feijão e arroz, carnes de todos os tipos inclusive de aves e bovinos.
Antigamente achavam que o louro possuia uma ação curativa contra várias epidemias, mas nada ficou comprovado, a não ser a fé do povo.

Noz Moscada  É também uma planta, cujos frutos são utilizados largamente na culinária.  Ralada, serve para dar sabor característico a sopas, molhos, recheios de carne e frango ensopadas ou assadas.  É utilizada, ainda, na preparação de coquetéis e, polvilhada na composição de algumas bebidas.
Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático; por ser levemente adstringente, se sai melhor em pratos salgados.
Possui cerca de 10% de óleo essencial, composto principalmente por hidrocarbonetos. Em altas dosagens, possui um leve teor de substâncias alucinógenas, geralmente mais de uma semente. Não se recomenda que mulheres grávidas façam uso desse condimento, pois, supostamente provoca aborto.

Tomilho Tempero usado na preparação de crustáceos, omeletes, molhos de tomate, frango e carnes ensopadas ou assadas.
Também é muito utilizado quando seco no preparo das ervas de provença, além de combinar muito bem com carnes, vegetais e molhos para salada. O tomilho é uma fonte de vitaminas C, D, e complexo-B, além de conter iodo, sódio, silica e sulfato.
De aspecto delicado com uma fragrância penetrante, o tomilho é uma erva que todos deveríamos investigar e apreciar. E com cerca de 60 variedades diferentes incluindo o tomilho francês (comum), o tomilho-limão, tomilho-laranja e tomilho-prateado, esta erva irá certamente apimentar a sua vida.
Desinfetante, antisséptico, antitosse, antiinflamatório, fluidificante (para a tosse), broncoespasmódico, expectorante.

Zimbro Tem suas sementes parecidas com as pímentas pretas: são apenas um pouco maiores.  Usa-se muito na cozinha alemã (chucrute) e também pode ser usado em molhos para carne.  É com o zimbro seco, macerado e destilado que se prepara a genebra, uma bebida de sabor e teor alcóolico considerados fortes.
As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas,  e em pratos feitos com batatas. Mas, são as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado. As bagas frescas são mais indicadas para fazer conservas que acompanham carnes frias.

Como vimos, temperos e condimentos, são substâncias e instrumentos que servimos para tornar a comida mais atrativa ou atraente, aromatizando-a e ressaltando-lhe o sabor a cor e o aroma. Mas, lembre-se, o excesso no uso de quaisquer temperos ou condimentos podem, muitas vezes, tirar o aroma do alimento, então, perdeu sua finalidade, que é a de realçar o sabor e não confundí-lo.  Portanto, coloquemos nossos condimentos com bastante critério e sempre experimentando, só assim para obtermos o sucesso desejado em nossos pratos. As pimentas, por exemplo, merecem uma atenção especial.  Usadas sem critério, pode-se "perder" uma excelente preparação por seu uso em excesso.
Agora, vale a pena experimentar novos sabores e aromas!





Fonte:
Comer Bem - Companhia Editora Nacional
Wikipedia - Vários
www.nutricaoempauta.com.br
Manual da Culinária Brasileira - Editora Prestígio


 











2 comentários:

  1. Nunca imaginei que colorau fosse feito com fubá...
    Adorei o post sobre temperos. Estou aprendendo muitas coisas sobre o seu blog. Está sensacional! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada pela força!
      Todos os dias descobrimos novas coisas. Por isso a gastronomia é tão fascinante!!!
      Abraços
      Zélia Lima

      Excluir