quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOSSAS PANELAS DE CADA DIA


Pessoas diferentes, tanto homens quanto mulheres que apreciam gastronomia, sempre que visitam os supermercados encontram algum tipo de novidade no setor de utensílios para cozinha.  Sempre somos (eu também), atraídos por comprar alguma coisinha nova que embelezem,  facilitem o dia a dia, ou apenas nos dêem o prazer de possuir.  Aí somos tomados de curiosidade, quanto ao uso e, inevitavelmente, vamos para o fogão inventarmos algo...só para relaxar!
Normalmente essas incursões ao supermercados ou lojas de utilidades domésticas nos levam exatamente nos setores onde expõem-se as panelas. Que maravilha!. Cada caixa de panelas chama a nossa atenção por algum motivo: Reluzentes, coloridas, transparentes, antiaderentes, enfim, para todos os gostos e utilidades.  Logo pensamos: Puxa se minha vó visse tudo isso... E pensar quanto trabalho as antigas panelas de ferro davam às mãos delicadas e preciosas das nossas vovós!  Agora, a tecnologia nos permite escolher até o material mais adequado, e porque não dizer mais bonito e mais charmoso da nossa cozinha, que são as nossas panelas de cada dia.
Vamos conhecer, mais intimamente cada uma delas e suas utilidades práticas, pois cada tipo de material tem uma capacidade de conduzir e reter calor, de liberar substâncias que podem ser desejáveis ou não, realçam o sabor dos alimentos e também têm diferentes níveis de resistência, tornando-as mais ou menos duráveis,  Além disso, o tipo de preparação é fundamental na escolha do material da panela.

Tipos de Panela:

Panela de Ferro: É ótima para a saúde, mas, geralmente é mais pesada que a maioria.  Deve-se tomar cuidado ao lavar para não arranhar a panela, pois poderá enferrujar e daí, é melhor se desfazer dela, para que não solte nenhum tipo de partícula na comida.  A ferrugem, dentro do corpo, oxida as gorduras insaturadas, favorecendo a obstrução das artérias. Tomando os devidos cuidados para não riscá-la, é muito recomendada nas preparações básicas como feijões (todos os tipos), arroz, carnes grelhadas ou sequinhas sem molho.

Panela de Cobre: Econômica no consumo de gás, mas, quando não revestida por outros materiais como o esmalte ou aço inox, o cobre pode ser transferido para os alimentos, principalmente ativado pelo sal.   Esse metal ingerido de forma excessiva causa danos aos rins.  Essas panelas são prediletas para o preparo de doces, pois distribuem o calor uniformemente.

Panela de Pedra Sabão: O ideal é que, antes de ser utilizada, a panela de pedra sabão vá para o forno bem quente por duas horas, cheia de água, untada de óleo por dentro e por fora.  Desta forma, ela estará pronta para liberar cálcio e magnésio que são benéficos para o organismo, além de evitar que o níquel, presente em sua composição, migre para os alimentos.  Assim como as panelas de barro, as de pedra sabão são recomendadas para preparações como caldos, molhos, ensopados de cozimento lento, por conferirem aos alimentos mais sabor e mais calor por tempo mais prolongado.

Panela de Barro ou Cerâmica: Tipicamente capixaba, é o material que se mantem mais fiel o gosto da comida.  Não desprende substâncias prejudiciais ao organismo, para isso, basta untá-la com óleo vegetal e, segundo especialistas, antes da primeira utilização mantê-la em forno quente pelo menos por duas horas.  Mas, atenção: compre materiais de qualidade garantida e atente ao revestimento, ele não deverá ser poroso em excesso.  É comumente usada para frutos do mar e peixes, para grandes cozidos e legumes, assim como para caldos, molhos, ensopados de cozimento lento, além de deixar linda a sua cozinha!

Panela de Alumínio: De acordo com alguns especialistas, a panela de alumínio é a mais prejudicial ao organismo.  Segundo eles, os resíduos deste metal no organismo estão relacionados com o Mal de Alzheimer.  O risco é maior quanto mais velha for a panela. O cuidado principal é não deixar o alimento em contato prolongado com o material, ou seja, assim que a preparação estiver pronta, retirar da panela e acondicionar em outro recipiente, de material atóxico.  Recomenda-se também evitar o uso de esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento.  Em contrapartida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que o metal é seguro e adequado para fins culinários. As panelas de alumínio são comumente usadas em todas preparações, exceto no preparo de doces e geléias, pois o doce e o ácido reagem com o alumínio, liberando-o mais facilmente durante o cozimento.

Panela de Vidro: Versáteis e sem contra-indicação. Não retém sujeira e não eliminam substâncias. Permite ver o cozimento e aquece rápido. Não passa resíduos para a comida, conservam melhor os nutrientes dos alimentos e são mais higiênicas. É recomendada para frituras, todas as preparações salgadas, vai ao microondas, e, pela sua transparência, podemos dosar os líquidos das preparações.  São frágeis, não resistem à quedas ou armazenamento inadequado.  Recomenda-se envolvê-las em um pano antes de guardá-las.

Panela de Inox: Atenção ao escolher sua panela de inox no quesito "cabo". Não é recomendado para que se evitem queimaduras.  Com relação à saúde, a panela de inox só é prejudicial se for de péssima qualidade, pois o perigo é a liberação do níquel, metal tóxico. A panela de inox é muito resistente e distribui igualmente o calor. Não altera sabor ou cor dos alimentos.Custa mais caro. Não é indicada para frituras, já que o óleo pode aquecer demais. Por isso, fique atenta para a comida não passar do ponto.  Dica: seque-a imediatamente após lavar; caso contrário ela mancha, devido ao cloro presente na água. Para evitar que risque, lave-a após o uso com esponja macia e seque bem. Usa-se muito para o cozimento de carnes e aves, por acelerar o cozimento. 

Panela Esmaltada:  Leva uma camada de esmalte especial, de vários minerais, para resistir às altas temperaturas e evitar a contaminação por germes e bactérias. Se for utilizada corretamente, não oferece nenhum risco ao organismo. Ela se aquece rapidamente e mantém bem o calor. É usada para cozinhar pouca quantidade de alimentos, molhos e sopas.
São superdelicadas. A camada de esmalte descasca facilmente com pequenas batidas.
Para isso, é só limpar, sem arranhá-la a ponto do esmalte se soltar, não use materiais ásperos e produtos químicos fortes, apenas enponja macia, sabão e água. Excelente no preparo de carnes por distribui o calor e acelerar o cozimento.


Panelas de Teflon:  São anti-aderentes, o alimento não gruda na panela e por isso usa-se menos óleo, o que reduz em até 30% a gordura dos alimentos.
Pode queimar a comida, já que esquenta rápido. Risca com muita facilidade. Para evitar o problema, utilize apenas colheres e espátulas de plástico ou de madeira e jamais lave com esponjas abrasivas, que danificam a camada antiaderente.
Se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, o melhor é substituí-la. Use sempre  fogo baixo com essas panelas.  Teflon é uma espécie de plástico resistente que não pode ser ingerido. Recomendada para o uso em frituras.

Dicas para conservar as panelas e prevenir riscos à saúde:
- Nunca use abrasivos para limpá-las como: palha de aço e até o limão.
- Ferva as de aço inox três vezes com água, antes de usá-las pela primeira vez.
- Ferver água pode ajudar a retirar gordura.
- Não retire as manchas escuras que aparecem nas de alumínio. As panelas duram mais e a mancha impede a liberação do alumínio no alimento.
- Jamais utilize as panelas para guardar alimentos.
- Nunca deixe as panelas vazias sobre as chamas.
E, para finalizar, ao escolher suas panelas observe três qualidades:
- Saúde
- Praticidade
- Funcionalidade


Fonte: http:/maissaude.org/panela-velha-faz-comida-boa-sera - 22/03/2011
FIQUE POR DENTRO site http://www.duonutri.com.br/fique.php?cod=70
Revista Saúde - Editora Abril

Um comentário:

  1. Olá Zelia Maria, boa tarde!! Parabens pelo blog. Com relação as panelas de ferro acredito que suas considerações estão em alguns pontos equivocadas pois a manutenção das panelas de ferro é bem fácil e os procedimentos para evitar ou retirar a ferrugem tambem é simples. Veja as dicas de uso do site www.apaneladeferro.com.br . Obrigado

    ResponderExcluir